segunda-feira, 11 de março de 2013

Truecrypt: Montando discos virtuais

Continuando os artigos de Truecrypt, vamos ver agora como montar um disco virtual criado com a ferramenta. Esse artigo é uma continuação desse artigo.

Montar um drive virtual é muito mais fácil que criá-lo. Para isso vamos abrir o Truecrypt e escolher uma letra de drive disponível no seu sistema onde montaremos nosso cofre. Neste exemplo, escolhemos o drive "L:" para montar nosso disco virtual. Escolhida a letra, clique na opção "Select File". Essa opção nos permitirá especificar onde está o disco virtual a ser montado, informando sua localização. 
Uma vez escolhido ele será exibido na caixa "Volume", conforme podemos ver na imagem abaixo. Aqui é interessante dizer que a caixa "Never save history" deve ficar marcada, caso contrário, na próxima vez que você entrar no programa a informação do último arquivo de volume aberto estará preenchida automaticamente, revelando a localização do seu disco protegido. Depois de escolher o arquivo a ser montado, clique em "Mount".

 Na opção de montagem, escolha os arquivos chave definidos durante a criação do seu disco virtual. No nosso caso, nossos arquivos chave são 3 dos arquivos da cartilha de segurança do CERT-Br e estão na pasta "C:\TC\".

 Insira a senha do container e clique na opção "OK".

Pronto, nosso "cofre virtual" já está montado e pronto para ser utilizado. 


Se você acionar o botão "Volume Properties"  na tela inicial do programa, diversas informações sobre o drive serão disponibilizadas, conforme podemos ver abaixo:

 

Para acessar o seu "cofre", basta abrir o "Meu computador" e acessar o drive "L:" recém montado.

Para desmontar o drive virtual após o seu uso, basta abrir a interface do programa e clicar em "Dismount". Se você desligar o computador o drive será desmontado automaticamente. Se houver uma interrupção de energia durante o uso, o drive não será montado após a reinicialização, havendo então a necessidade de montá-lo novamente.

Em futuros posts exploraremos outras possibilidades cobertas por essa ferramenta. Por enquanto com esses dois artigos, já podemos ir nos divertindo ;o)

t+

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...